Em 2018 com o objetivo de centralizar todas as iniciativas locais que visam informar e conscientizar sobre a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso, 25 entidades e instituições locais criaram o Grupo de Trabalho por Caxias. O GTC atualmente, reúne 25 entidades e organizações, mas há espaço para quem mais quiser fazer parte do projeto e puder divulgá-lo entre suas empresas, famílias e comunidade. De acordo pesquisas e os dados da RFB apenas 10% de todo o valor que poderia ser destinado chegam até às entidades de Caxias do Sul que cuidam de crianças, adolescentes e idosos.
A ideia do GTC é aproveitar o prazo para a doação por meio do IR, neste momento em que está em vigor o prazo para entrega da declaração, mas também dar continuidade ao trabalho de divulgação durante o ano inteiro.
“Queremos que cada vez mais a população saiba que esta possibilidade existe. Hoje, pouco mais de três mil pessoas são atendidas nos projetos beneficiados pela destinação, mas existem mais de 20 mil cadastradas. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos alcançar a todas.”
Marcos Zago – Coordenador do GTC
Sabemos da importância do profissional contábil neste momento em que auxiliar inúmeras pessoas na declaração de renda pessoa física. Portanto contamos com você para orientar seu cliente e incentivá-lo a destinar.
Conforme normativas da Receita Federal, no caso de pessoa física – que faz a declaração pelo modelo completo – esta doação será deduzida até o limite de 3% do imposto devido apurado na declaração ano base 2020, entregue em 2021, que pode ser tanto para o fundo da criança e adolescente, como para o fundo municipal do idoso.
Confira o vídeo que explica o passo a passo da destinação.
Ainda está em dúvida de como fazer a destinação, entre em contato:
– Comdica (comdica@fas.caxias.rs.gov.br) – 3901-1612