O Sescon Serra Gaúcha diante da situação de emergência e buscando orientar seus representados/associados, orienta algumas medidas para contribuir no combate a proliferação do Covid-19 (Coronavírus) em Caxias do Sul e região.
Cientes de que as empresas de contabilidade possuem prazos a cumprir e certos de que nossa federação FENACON está trabalhando para prorrogá-los (veja ofício em nosso site – http://sesconserragaucha.com.br/noticias/2020/03/19/fenacon-encaminha-oficio-ao-secretario-da-receita-federal-postergacao-das-obrigacoes-principais-acessorias-e-remissao-de-multas/), recomenda-se que as empresas adotem as seguintes medidas:
LIBERAR, se possível TODA A EQUIPE DE TRABALHO, adotando as seguintes medidas:
· Home Office – para aqueles setores cujo seja possível acesso remoto ou continuar suas tarefas de casa, é recomendado um termo de cooperação que vai de caso a caso de acordo com a estrutura, fornecimento de equipamentos, responsabilidades e compromissos ;
· Banco de Horas/ Compensação – as empresas que aderiram ao acordo individual junto ao Sescon tem até 240 dias (8 meses) para compensar este período parado. Para os demais segue CLT (120 dias). Após normalizar a situação verificaremos a possibilidade da compensação ser superior a 02hs diárias;
· Férias individuais e/ou coletivas* – ao que não é possível trabalhar em home office , poderá ser concedida férias. No caso da coletivas podem liberar todos, inclusive aos que não tem o direito acumulado.
Caso seja extremamente necessário manter uma equipe de plantão na empresa, procure evitar :
* Pessoas do grupo de risco (maiores de 60 anos, grávidas, portadores de doenças crônicas);
* Pais que não tenham com quem deixar os filhos, em razão do fechamento das escolas;
* Pessoas com sintomas ou que tiveram contato com pessoas com sintomas;
Seguir TODAS as recomendações de prevenção:
· Disponibilizar álcool gel, sabonete e tolhas descartáveis;
· Manter os ambientes arejados;
· Procurar manter a distância entre um colaborar e outro;
· Orientar os funcionários que apresentarem algum tipo de sintoma a procurar o responsável pela área de saúde na empresa.
Sabemos que o momento está gerando inúmeras dúvidas, o Sescon dentro do possível vai auxiliar seus associados e comunicar imediatamente as prorrogações de prazos e remissão de penalidades.
Mas o momento é de preservar a vida, a saúde pública. FAÇA SUA PARTE!

