Facebook

O SESCON: Diretoria atual e anteriores

Gestão 2007/2009

Marco Antônio Dal Pai

"Desde 2003, a convite do empresário contábil e presidente da Gestão 2004/2006 do SESCON Serra Gaúcha, Celestino Oscar Loro, participo da diretoria deste Sindicato. Em 2006, quando fui eleito presidente da entidade, para junto com meus colegas de profissão e integrantes da diretoria para o triênio 2007/2009 dar continuidade ao trabalho incansável de meus antecessores, me senti honrado em representar os empresários contábeis da Serra Gaúcha. Além disso, ocupar este cargo significou dar continuidade ao trabalho que o meu pai, Mário Antônio Dal Pai, primeiro presidente do SESCON, e seus colegas, realizaram com muita luta e determinação.

Ao longo desses três anos, muitas ações foram desenvolvidas em prol dos associados e da classe contábil. Além da continuidade às ações já realizadas em outras gestões, como seminários, palestras gratuitas, jogos de integração e a festa da classe contábil, buscamos melhorar e ampliar o número de serviços, convênios e cursos. Ainda dentro da proposta de atender as necessidades dos associados, lançamos em 2009 o Auditório do SESCON Serra Gaúcha. Localizado no Centro de Caxias do Sul, o espaço abriga os principais cursos promovidos pelo Sindicato em parceria com a Treinofisc e o Sincontec Caxias.

Outra ação de destaque foi a implementação do PQNC - Programa Qualidade Necessária Contábil, que tem como objetivo orientar e fortalecer o empreendedor a respeito dos princípios básicos para a excelência da qualidade na prestação dos serviços contábeis. Também, com o intuito de habilitar pessoas para atuarem no setor de escrita fiscal, promovemos a primeira turma do Projeto Capacitar, que em 2010 terá novas edições. Além disso, neste ano consolidamos um projeto que há anos vinha sendo desenvolvido pela entidade. Através do Serviço Solucionar, estamos colocando em prática um serviço de cadastramento de currículos, recrutamento e seleção às empresas associadas.

Por fim, gostaria de agraceder à diretoria, colaboradores, associados, presidentes de gestões anteriores, equipe da Bendita Informação Assessoria de Imprensa, da J & M Consultoria, o advogado Dr. Berto Rech Neto e a todos aqueles que de alguma forma estiveram envolvidos com os trabalhos desenvolvidos pelo Sindicato. Meu muito obrigado também ao apoio das demais entidades de classe, em especial à Fenacon, ao Sincontec e ao CRC/RS. Obrigado aos Patrocinadores de Gestão : FiscoSoft, Ferrari Organizações e Avaliações Patrimoniais, Master Informática, Sierra Viagens e Turismo que constribuíram para o engrandecimento do SESCON. Meu agradecimento especial para outras três empresas, que desde a gestão passada são nossos patrocinadores: Emercor Emergências Médicas, Sicredi Caxias e a Prosoft.

Parabéns a todos os integrantes da diretoria para a Gestão 2010/2012, em especial ao presidente Tiago De Boni Dal Corno. Desejo um ótimo trabalho e reitero o meu comprometimento em continuar atuando junto a esse Sindicato, lutando pelos interesses dos empresários contábeis."

Marco Antônio Dal Pai
Presidente Gestão 2007/2009

Diretoria

Presidente
Marco Antônio Dal Pai
Vice-Presidente
Tiago De Boni Dal Corno
Diretor de Relações Institucionais e Legais
Joacir Luis Reolon
Diretor Administrativo e Financeiro
Ronaldo Tomazzoni
Diretores de Eventos e Negócios
Magda Regina Wormann
Pedro José Viezzer
Diretor de Relação de Trabalho
Ernani de Napoli Velho
Diretor de Formação Técnica Profissional
Paulo Roberto Stumpf
Diretores de Relações Empresariais
Pedro Clênio Pereira de Freitas
Suplentes de Diretoria
Nilvo Bertolla
Nadmir Pedro Cobalchini
Pedro José Viezzer
Gilberto Perera
Simone Grun Weianb
Conselho Fiscal
Nadir Tonus
Valter Grazziotin
Raimundo Nora Neto
Suplentes do Conselho Fiscal
Shirlei T. Omizzolo
Luciano M. Bossardi
Domingos Rech Sobrinho

2007

Durante o ano de 2007, o SESCON Serra Gaúcha, realizou uma série de ações em comemoração aos seus 30 anos de fundação. O início das festividades foi marcado pela posse da diretoria gestão 2007/2009, presidida pelo empresário contábil Marco Antônio Dal Pai.

O SESCON Serra Gaúcha recebeu no início de 2007 a Certidão emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Relações do Trabalho e Coordenação-Geral de Registro Sindical que autentificou a ampliação de base territorial da entidade.

Em função das atualizações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o SESCON Serra Gaúcha, em parceria com a Fenacon e o Sebrae realizou em 2007 a capacitação de inúmeros profissionais sobre o tema.

Com o objetivo de conhecer os projetos desenvolvidos por outras entidades e consequentemente aprimorar os serviços oferecidos pelo SESCON, integrantes da diretoria e colaboradores do Sindicato visitaram em agosto de 2007 o SESCON/RS e o SESCON/SP.

Uma das primeiras ações projetadas e colocadas em prática pela diretoria do SESCON Serra Gaúcha Gestão 2007/2009 foi a realização de uma Pesquisa de Satisfação com todos os seus associados. A ação foi desenvolvida por uma empresa especializada, que através de entrevistas com os responsáveis dos escritórios conveniados ao SESCON levantou informações importantes sobre o setor e promoveu uma avaliação dos serviços disponibilizados pelo Sindicato.

Para melhor atender o associado, a sede do SESCON Serra Gaúcha passou por uma reforma física e tecnológica. Também foi adquirido aparelho multimídia, televisão de plasma, laptop e inserido novas programas de gestão. Além disso, pensando na divulgação do SESCON, foi desenvolvido o vídeo institucional do Sindicato.

Objetivando reposicionar o Sindicato no cenário eletrônico, acompanhando as mudanças físicas da sede e da nova gestão, o SESCON Serra Gaúcha inaugurou seu Portal Corporativo.

A Serra Gaúcha abrigou mais uma Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, uma realização do CRC/RS. O evento, que acontece de 12 a 14 de setembro no Centro de Eventos da Fundaparque, contou com a participação do Sindicato.

Com o objetivo de estimular empreendedores informais a legalizarem suas empresas, o Banco do Brasil, apoiado por diversas entidades, inclusive o SESCON Serra Gaúcha, promoveu no mês de novembro em todo o país, o Mutirão da Cidadania Empresarial.

Dentre as inúmeras ações promovidas pelo SESCON Serra Gaúcha em apoio a divulgação da campanha "Contribuir não custa nada" do Comdica, o Sindicato indicou o delegado da Receita Federal em Caxias do Sul na época, Miguel Pletsch, para promover palestra na Reunião-almoço da CIC Caxias. O tema abordado por ele no evento, que aconteceu no dia 19 de novembro, foi "Como transformar impostos em ações sociais".

Através da contratação de uma empresa especializada em Recursos Humanos, a partir do segundo semestre de 2007, a equipe do SESCON Serra Gaúcha passou a contar com a aplicação de métodos de desenvolvimento gerencial, descrição de cargos, normas, rotinas de trabalho e 5'S.

2008

Caxias do Sul foi sede para mais um encontro dos presidentes do sistema SESCAPs/SESCONs da Região Sul. O evento aconteceu nos dias 29 de fevereiro e 01 de março no Hotel Blue Tree Towers. Na oportunidade, os dirigentes discutiram assuntos em torno das atividades desenvolvidas pelos Sindicatos e em prol do setor de serviços e da contabilidade.

Em 2008, o SESCON Serra Gaúcha e o Sincontec Caxias lançaram a "Pasta Imposto de Renda Pessoa Física". Destinado aos profissionais da contabilidade, o material tem como função facilitar a organização da declaração dos bens dos contribuintes. Devido ao sucesso do material, a pasta check-list foi reeditada em 2009.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o SESCON Serra Gaúcha e o Sincontec Caxias promoveram no dia 18 de março a primeira edição do "Mulher em foco". O encontro, destinado a mulher contabilista, aconteceu no dia 18 de março, no Hotel Norton Express de Caxias do Sul. Na oportunidade, a palestrante Lisete Alberici Oselame abordou o tema "Mulher: A dança dos contrários".

Em parceria com o Simecs de Caxias do Sul, o SESCON Serra Gaúcha promoveu o "Seminário Tributário". O evento aconteceu dia 27 de março no auditório da CIC Caxias e reuniu mais de 120 pessoas. Na oportunidade, Miguel Pletsch, Delegado da Receita Federal de Caxias do Sul na época, abordou o tema "Responsabilidade Tributária - análise referente aos crimes tributários". Já o consultor tributário Dilson Gerent falou sobre "Planejamento Tributário - formas lícitas para redução de carga tributária".

No dia 28 de abril foi inaugurado o Posto de Validação de Certificado Digital, localizado junto ao SESCON Serra Gaúcha, que também está habilitado a emitir a Carteira Profissional Digital da Contabilidade. Através de uma parceria firmada entre o SESCON e a CICS Farroupilha, desde o dia 19 de agosto, a entidade farroupilhense também conta com um Posto de Validação de Certificado Digital.

Desde maio, os associados do SESCON Serra Gaúcha podem realizar diversos serviços através do site sesconserragaucha.com.br. Com a Central do Cliente é possível promover atualizações cadastrais, consultar a posição financeira, fazer a inscrição em cursos, entre outros serviços.

O SESCON Serra Gaúcha e o Sincontec Caxias promoveram, no dia 14 de junho, mais uma edição dos Jogos de Integração e Festa da Classe Contábil. Cerca de 400 pessoas participaram do evento que aconteceu na Linha 40. Na programação, além do jantar típico italiano, foi realizada o baile com a animação da Banda SuperProdução.

Para auxiliar quem está montando a sua empresa e para quem já tem o seu negócio próprio, o SESCON Serra Gaúcha e o Sebrae/RS desenvolveram o "Guia da contabilidade para não contabilista". Através de perguntas e respostas, o Guia trás informações sobre a atuação do contador ou contabilista na gestão das empresas e suas responsabilidades.

Cerca de 20 pessoas foram beneficiadas pelo SESCON Serra Gaúcha, durante o Mutirão da Cidadania Empresarial, que aconteceu dia 28 de maio, em Caxias do Sul na sede da UAB - União das Associações de Bairros e em Farroupilha no salão Nobre da Prefeitura Municipal.

O SESCON Serra Gaúcha representou Caxias do Sul e mais 13 cidades da região no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que aconteceu de 24 a 28 de agosto no Serra Park em Gramado. Para promover a cultura e turismo da Serra Gaúcha, a entidade ainda divulgou os pontos turísticos de Caxias do Sul e região, com a distribuição de folders, brindes, suco de uva e a presença da Rainha da Festa Nacional da Uva da época, Andressa Grillo Lovato.

Os 32 anos do SESCON Serra Gaúcha foram comemorados com muita festa, apresentações culturais e novos projetos. O evento, que aconteceu no dia 27 de outubro, no Auditório da CIC Caxias, marcou também o lançamento da campanha publicitária do programa "Contribuir não custa nada", destinado aos profissionais e empresários contábeis. Ainda durante as comemorações, aconteceu a divertida e inspiradora palestra com o professor Adroaldo Lamaison que abordou o tema "Ser diferente para fazer a diferença: uma nova consciência frente à vida e ao trabalho".

No dia 25 de novembro em Caxias di Sul e 26 em Farroupilha, o SESCON Serra Gaúcha promoveu o Fórum sobre Responsabilidade Civil Profissional nas Empresas de Serviços Contábeis.

Através da contratação de uma empresa especializada em Recursos Humanos, a partir do segundo semestre de 2007, a equipe do SESCON Serra Gaúcha passou a contar com a aplicação de métodos de desenvolvimento gerencial, descrição de cargos, normas, rotinas de trabalho e 5`S. Além disso, para a melhor organização dos documentos da entidade, a equipe do SESCON promoveu o controle patrimonial e padronização do imobilizado. O Sindicato também contratou a assessoria de uma auditoria externa para documentação financeira.

2009

Com o objetivo de habilitar os colaboradores das empresas associadas ao SESCON Serra Gaúcha e os demais interessados em ingressar no setor de escrita fiscal de uma organização de serviços contábeis, o Sindicato realizou em 2008 duas turmas do Projeto Capacitar, com a realização de cursos práticos sobre o tema.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o SESCON Serra Gaúcha e o Sincontec Caxias, com o apoio institucional do CRC/RS, promoveram a segunda edição do "Mulher em foco". O encontro aconteceu no dia 18 de março, no Restaurante da CIC de Caxias do Sul. Durante o evento foi realizado painel com a psicóloga Maria Elisa Fontana Carpena e as economistas Izabel Peteffi Basso e Jacqueline Maria Corá que abordaram o tema "A mulher moderna e os desafios de conciliar trabalho, família e a vida pessoal".

Durante o evento em homenagem a mulher contabilista, o SESCON Serra Gaúcha e o Sincontec Caxias promoveram o lançamento do "Prêmio Mulher em Foco". A agraciada deste da edição 2009 com o destaque foi a contadora Nádia Emer Grasselli do escritório de contabilidade Copase.

O SESCON Serra Gaúcha e a Diretiva Consultoria realizaram no dia 19 de maio, na CIC Caxias, o lançamento do PQNC - Programa Qualidade Necessária Contábil. Na oportunidade o consultor Geraldo Luiz Kalkmann promoveu a palestra "Motivação e Criatividade na Moderna Gestão", além de explicar o funcionamento do projeto, seus benefícios, as etapas de implantação e a certificação.

Desde o dia 07 de maio, as empresas associadas ao SESCON Serra Gaúcha contam com Assessoria Jurídica gratuita. O serviço é realizado pelo advogado Berto Rech Neto que presta consultas na área tributária, societária, civil e comercial.

Para melhor atender as empresas sindicalizadas, a entidade inaugurou um espaço no Centro de Caxias do Sul, para realizar os cursos e palestras promovidos pelo SESCON. Com a ampliação no número de cursos e palestras, o SESCON firmou parceria com a Treinofisc na realização dos treinamentos no novo espaço.

Com o objetivo de facilitar a contratação de profissionais adequados às necessidades das empresas de serviços contábeis associadas ao SESCON Serra Gaúcha, o Sindicato criou o SESCON Solucionar. O serviço faz o elo entre as pessoas que estão em busca de um lugar no mercado de trabalho e os escritórios que necessitam de um colaborador com um conhecimento diferenciado.

Como já é de costumo, o SESCON Serra Gaúcha representou Caxias do Sul e mais 13 cidades da região na A XII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que aconteceu de 09 a 11 de setembro no Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves. Objetivando promover a cultura e o turismo da Serra Gaúcha, a entidade distribuiu folders sobres os pontos turísticos da região e chocolate personalisado com sabor de uva. As Embaixatrizes da Festa Nacional da Uva marcaram presença no estande do SESCON.

Cerca de 350 pessoas participaram da Festa da Classe Contábil, dia 03 de outubro, no Salão Verde do Recreio da Juventude, uma realização do SESCON Serra Gaúcha e do Sincontec Caxias. Na oportunidade houve a divulgação dos campeões nas modalidades de bocha, vôlei feminino, canastra, bolão e futebol. Na sequencia aconteceu jantar, apresentação artística de dança gaúcha e sorteio de brindes. A festa ainda contou com baile animado pela Banda Santa Mônica.

O empresário contábil Tiago De Boni Dal Corno foi eleito, por maioria de votos, presidente do SESCON Serra Gaúcha. A eleição acontecereu na terça-feira, 10 de novembro, e contou com a presença de 77 associados.

Patrocinadores de Gestão

Emercor Emergências Médicas - Wolters Kluwer - MHC Seguros - IZY - Sistema de Gestão - JB Software - Sicoob

Filiado à

Fenacon

SESCON SERRA GAÚCHA
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do RS

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América - Caxias do Sul - RS
Fone/Fax (54) 3228.2425 - 3222.7825

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia