Facebook

Notícias

Prefeitura recebe associados do Sescon para esclarecimentos sobre Rede Simples

Na manhã da última terça-feira (16) os empresários contábeis associados ao Sescon|Serra Gaúcha foram recebidos na Prefeitura para esclarecimentos sobre o processo da Rede Simples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), devido ao acúmulo de processos e aos indeferimentos ocorridos com frequência. 

Comandando o encontro, a Secretaria de Gestão e Finanças Sra. Magda Wormann solicitou o apoio de todos neste início de implantação do projeto, visto que são apenas 10 dias úteis desde que iniciou e que recebem mais de 100 solicitações diárias. Ressaltou que todos os servidores estão empenhados para o bom andamento da Rede e algumas questões não dependem deles, mas sim da Junta Comercial, visto que o sistema é gerenciado por eles. Citou o exemplo de que no momento não é possível filtrar as empresas com risco baixo ou médio para poder liberar com mais agilidade, pois não há este filtro do sistema da JUCIS. 

A Secretaria do Urbanismo Mirangela Rossi, destacou alguns pontos  sobre o Plano Diretor da Caxias que dificulta algumas atividades em determinados setores e os técnicos servidores que analisam os processos ressaltaram vários pontos em  que os contadores devem cuidar ao encaminhar as viabilidades, pois isso atrasa e indefere os processos. Um exemplo é as empresas com inúmeros CNAE´s secundários, sendo que é analisado um a um e caso qualquer um destes cnae´s tenha alto risco ou é proibido naquele endereço, vai ser barrado.

Outro ponto destado foi o número do IPTU que passou a ser dado obrigatório no preenchimento do cadastro inicial e que muitos estão colocando um número inexistente ou  que não confere com o endereço comunicado. 

Apesar destes pontos, a chefe da  fiscalização Sra.  Nilvane  Perondi  Leichtweis informou que das 780 solicitações de viabilidade, 720 já foram finalizadas, comprovando que o andamento do processo está dentro da normalidade e atendendo as expectativas iniciais de 02 dias úteis.  

Também presente na reunião o gerente regional do Sebrae Sr. Alexandre Schmitt que já acompanhou a implantação da Rede Simples em mais de 50 municípios do Estado, garantiu que tudo está andando dentro da normalidade e destacou a importancia destes encontros para que usuário e servidores possam trocar ideias para  compreender e melhorar o processo. 

O presidente do Sescon, Joacir Reolon parabenizou a Secretaria Magda e toda equipe pela dedicação e empenho que estão tendo, ciente da dificuldade que é o ínicio do processo. Colocou a entidade à disposição no que for preciso. Inclusive  sugeriu que o próximo encontro seja na sede do Sescon. 

Finalizando a Sra Magda sugeriu que sejam feitos encontros mensais para que possamos avaliar o andamento do processo e juntos sugerirmos melhorias e adequações. Ficou de imediata firmada a data de 07 de maio no Sescon, mas manteremos todos avisados.  

 

 

 

  • Secretaria Magda e fiscais servidores conversam com os contadores
  • Presidente do Sescon se pronunciando
  • Representantes do Sescon e do CRCRS

Veja também

Receba nossas novidades

Patrocinadores de Gestão

Emercor Emergências Médicas - Wolters Kluwer - MHC Seguros - Sicoob

Filiado à

Fenacon

SESCON SERRA GAÚCHA
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do RS

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América - Caxias do Sul - RS - CEP 95050-520
Fone/Fax (54) 3228.2425 - 3222.7825

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia