Facebook

Notícias

Entidades apresentam grupo de trabalho para impulsionar doações via Imposto de Renda destinadas a auxiliar crianças e idosos

Criado com o objetivo de centralizar todas as iniciativas locais que visam informar e conscientizar sobre a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso, 25 entidades e instituições locais criaram o Grupo de Trabalho por Caxias. O GTC foi  oficialmente apresentado na segunda-feira (3), durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), quando foi comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Na oportunidade, Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, que é uma das coordenadoras do projeto, fez o lançamento da identidade visual do grupo e falou sobre a importância de o contribuinte destinar parte de seu IR a fundos beneficentes.

“Atualmente, o GTC reúne temos 25 entidades e organizações, mas há espaço para quem mais quiser fazer parte do projeto e puder divulgá-lo entre suas empresas, famílias e comunidade”, afirma Maria de Fátima. De acordo com ela, apenas 10% de todo o valor que poderia ser destinado chegam até às entidades de Caxias do Sul que cuidam de crianças, adolescentes e idosos. “Com relação ao Imposto de Renda da Pessoa Física, do potencial do município de R$ 16 milhões, somente R$ 1,6 milhão foi destinado no período 2016 e 2017, revela Maria de Fátima. ”

A ideia do GTC é aproveitar o prazo para a doação por meio do IR, que se estende até dezembro, mas também dar continuidade ao trabalho de divulgação durante o ano inteiro. “Queremos que cada vez mais a população saiba que esta possibilidade existe. Hoje, pouco mais de três mil pessoas são atendidas nos projetos beneficiados pela destinação, mas existem mais de 20 mil cadastradas. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos alcançar a todas. ”

Conforme normativas da Receita Federal, no caso de pessoa física – que faz a declaração pelo modelo completo – esta doação será deduzida até o limite de 6% do imposto devido apurado na declaração ano base 2018, entregue em 2019. No caso das empresas, é possível doar 1% ao fundo da criança e adolescente, e 1% ao fundo municipal do idoso, abatendo 2% do imposto devido. Qualquer empresa pode doar, porém apenas as optantes pelo Lucro Real podem deduzir o valor do seu imposto de renda a pagar.

Empresas e pessoas físicas interessadas em participar podem entrar em contato com o Comdica (comdica@fas.caxias.rs.gov.br) e Conselho Municipal do Idoso (cmi@fas.caxias.rs.gov.br).

Entidades PArticipantes:

 

AANERGS

ADCE

AMANOR 

ARH SERRANA

CENTRO ASSISTENCIAL VITÓRIA

CDL CAXIAS  

CIC CAXIAS DO SUL

COMDICA

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

CRC/RS

FAS

FUNDAÇÃO CAXIAS

INSTITUTO ELISABETHA RANDON

OAB SUBSEÇÃO CAXIAS DO SUL

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

PROJETO MÃO AMIGA

RECEITA FEDERAL DO BRASIL

REDE MAIS NOVA  

SESCON SERRA GAÚCHA

SIMPLÁS

SINCONTEC

SINDIODONTO SERRA

SINTERGS

TUA RÁDIO SÃO FRANSCISCO

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Veja também

Receba nossas novidades

Patrocinadores de Gestão

Emercor Emergências Médicas - Wolters Kluwer - MHC Seguros - IZY - Sistema de Gestão - JB Software - Sicoob

Filiado à

Fenacon

SESCON SERRA GAÚCHA
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do RS

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América - Caxias do Sul - RS
Fone/Fax (54) 3228.2425 - 3222.7825

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia