Facebook

Benefícios

Programa de Qualidade Contábil

As palavras colaboração e compartilhamento estão nos principais dicionários de gestão atualmente. É preciso unir esforços e trocar ideias para crescer. Pensando nisso, o SESCON-RS e o Sescon Serra Gaúcha se uniram para criar um produto que visa desenvolver ainda mais as empresas de contabilidade do Estado. Assim, foi criado do Programa de Qualidade Contábil Gaúcho (PQC-RS), iniciativa que vai avaliar e propor aprimoramentos na gestão de empresas ligadas às duas entidades empresariais.

O PQC-RS surge a partir da demanda de empresas do segmento contábil, que buscam performance em sua gestão para atingir a excelência. O Programa está fundamentado em critérios isentos e independentes, usando como balizador o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e irá funcionar com o apoio avaliativo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Entre os benefícios que ele irá gerar às empresas estão o aprimoramento dos processos, a capacitação profissional, a fidelização de clientes e a redução de custos com o retrabalho.

COMO FUNCIONA – O programa irá avaliar as empresas e conceituá-las com estrelas (de uma a cinco) de acordo com o seu grau de maturidade. Serão analisados três pilares: requisitos legais, capacitação da equipe e alinhamento ao MEG. A avaliação será realizada por ciclos anuais, sendo que o primeiro ciclo já está aberto a adesões.

O PQC-RS é constituído por 6 estágios de caráter evolutivo e sequencial. Contudo, o associado que sentir aptidão pode habilitar-se a conquistar um estágio mais avançado. Ao atingir os requisitos exigidos, a empresa participante é reconhecida, conquistando o direito de utilizar a marca do PQC-RS correspondente ao estágio em que estiver participando. Para tanto, faz-se necessário observar os parâmetros legais, a identidade visual e o período de vigência. A cada ano, o ciclo de avaliação se repete, permitindo aos interessados a manutenção do reconhecimento obtido, bem como a evolução para níveis superiores.

COMO PARTICIPAR

Toda e qualquer empresa contábil, com CNPJ registrado, no Rio Grande do Sul poderá ingressar no PQC-RS.

Para participar, os seguintes aspectos devem ser observados:

1ª Cumprimento de Requisitos Legais - Para admissão da empresa interessada, faz-se necessário: inscrição no CNPJ com tempo mínimo de um ano, associação ao SESCON-RS ou ao Sescon-Serra Gaúcha em condição adimplente, adesão PGQP, declaração de regularidade das contribuições sindicais, regularidade da empresa e dos sócios junto ao CRC/RS, alvará de localização, além de certidões de regularidade com FGTS, débitos municipais e tributos federais.

2ª Horas de Capacitação da Equipe - Cada estágio de participação possui uma mínima de pessoas que devem ser capacitadas como multiplicadores do programa, bem como uma quantidade determinada de horas de capacitação da equipe ao ano. As horas deverão ser comprovadas por certificados, e as capacitações promovidas pelos Sescons concedem peso maior.

3ª Atendimento ao Modelo de Excelência da Gestão - Conforme a empresa avança os estágios, aumentam também as exigências quanto ao atendimento mínimo dos critérios e requisitos do Modelo de Excelência da Gestão, com prescrições de práticas e resultados a serem medidos, validados pelo PGQP.

Consulte o regulamento completo e Saiba mais

Patrocinadores de Gestão

Emercor Emergências Médicas - Wolters Kluwer

Filiado à

Fenacon

SESCON SERRA GAÚCHA
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do RS

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América - Caxias do Sul - RS
Fone/Fax (54) 3228.2425 - 3222.7825

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia